segunda-feira, 26 de outubro de 2009

História da Internet: popularização da Internet e da World Wide Web


A popularização do uso da internet foi possível devido a alguns fatores que listaremos a seguir:
  • a possibilidade de potencialmente qualquer pessoa ou instituição poder desenvolver uma página web (claro que é preciso uma familiarização mínima com alguns recursos de informática, mas desde o princípio há editores HTML que facilitam este trabalho);

  • a evolução dos navegadores web, existentes para praticamente todos os sistemas operacionais mais difundidos e com interfaces cada vez mais amigáveis.
Saindo do âmbito acadêmico e passando para os âmbitos comercial e pessoal, o número de usuários da internet e de páginas web cresceu muito ao longo das décadas de 1990 e 2000. Segundo o site Internet World Stats9 (Estatísticas mundiais da internet), de uma população de aproximadamente 6,5 bilhões de habitantes, o número de pessoas com acesso a internet cresceu de quase 361 milhões de pessoas em dezembro/2000 para mais de 1,5 bilhão de pessoas em junho/2009, um crescimento de 362,3%, atingindo uma penetração social de 24,7% da população. Os continentes com maior e menor número absoluto de pessoas com acesso a internet são, respectivamente, a Ásia, com aproximadamente 704,2 milhões de usuários, e a Oceania, com aproximadamente 20,8 milhões de usuários.

Em termos relativos, ou seja, a proporção da população de cada continente com acesso a internet em relação ao total de habitantes, a América do Norte está no topo da lista, com 73,9% de penetração social, enquanto a África é o continente com menor penetração social: 6,7%. Curiosamente, a Ásia – continente com maior número de pessoas com acesso a internet – é o segundo continente com menor penetração social, logo acima da África, com 18,5%. Já a Oceania – continente com menor número de pessoas com acesso a internet – está em segundo lugar no ranking continental de penetração social, logo após a América do Norte, com 60,1%. No Brasil, de uma população estimada de quase 200 milhões de habitantes, cerca de 67,5 milhões de pessoas têm acesso a internet, uma penetração social de 34%. Ainda que o Brasil seja o país da América Latina com maior número de pessoas com acesso a internet, está em quinto lugar em termos relativos de penetração social.

Uma brincadeira interessante: uma busca no Google realizada em setembro/2009 utilizando os termos “educação musical” trás aproximadamente 481.000 (quatrocentos e oitenta e um mil) resultados; uma outra busca com o termo “music” retorna aproximadamente 1.690.000.000 (um bilhão e seiscentos e noventa milhões) resultados. Uma busca com o termo “a” (escolhida por ser provavelmente uma letra que apareça na grande maioria das páginas web vasculhadas pelo sistema de busca do Google) retorna aproximadamente 18.820.000.000 (dezoito bilhões e oitocentos e vinte milhões) resultados. Impressionante, não?!


9 INTERNET WORLD STATS. Internet usage statistics: the Internet big picture, world Internet users and population stats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário