sexta-feira, 23 de outubro de 2009

História da Internet: conceitos básicos


Primeiramente, é importante termos claro o conceito de internet: um sistema global de redes de computadores interconectadas que se comunicam entre si. Dois ou mais computadores interconectados formam uma rede; diversas redes espalhadas pelo mundo interconectadas formam a internet.



Figura 1.1 - A internet é a interconexão entre diversas redes de computadores



A internet é um sistema global de comunicação de informação, com infra-estrutura de hardware e software que possibilita conectividade entre computadores. Não é, portanto, a parte visível que nós, enquanto usuários, navegamos. A essa parte visível, a ponta do iceberg, chamamos World Wide Web. A World Wide Web (WWW, Web ou ainda W3) é um aplicativo que é executado na internet. Como vimos, é um sistema de documentos em hipertexto interligados, acessados via internet, por meio do protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol, ou Protocolo de transferência de hipertexto). Na encontramos documentos em hipertexto – as páginas web – que contém textos, imagens, áudio, vídeo e hiperlinks, entre outros elementos multimídia. Essas páginas podem interconectar-se entre si por meio de hiperlinks, que são caminhos para documentos existentes na World Wide WebWeb. As páginas que acessamos diariamente estão na World Wide Web, e é por isso que anteriormente chamamos a Web de “a parte visível, a ponta do iceberg” da internet. Se pensarmos em camadas, a internet é então a estrutura que permite interconectividade entre computadores, e fica na base do processo. A Web, junto a outros aplicativos, é executada na estrutura possibilitada pela internet, e fica acima dela. Outros aplicativos comuns executados na internet são: o e-mail, o FTP4, o TCP/IP, entre outros. No topo do esquema, desfrutando de toda essa infra-estrutura, estão os usuários e seus navegadores web.




Figura 1.2 - Visão em camadas da internet e aplicativos baseados em sua estrutura


4 O FTP (File Transfer Protocol, ou Protocolo de transferência de arquivos) é utilizado para transferir arquivos entre computadores em uma rede, como por exemplo a internet. [http://kb.iu.edu/data/aerg.html].

Nenhum comentário:

Postar um comentário