domingo, 25 de outubro de 2009

História da Internet: Advento da World Wide Web


Nós já vimos a definição de World Wide Web: um sistema de documentos em hipertexto interligados via Internet7. Se pensarmos metaforicamente, podemos ver a Internet como sendo o mundo, o planeta, e a World Wide Web como sendo as casas construídas e visitadas por seus habitantes.

Assim como a Internet, o objetivo de criação da Web é o compartilhamento de informação. O projeto nasceu na passagem da década de 1980 para 1990, no CERN (Organização Européia para a Investigação Nuclear, sediado em Genebra, na Suíça). Sua implementação é possibilitada pela utilização do protocolo HTTP para transferência de hipertexto pela Internet. Desde seus primórdios, os elementos básicos que compõem a World Wide Web e a fazem funcionar são:
  • protocolo HTTP: padroniza a maneira como os computadores conectados emitem e recebem as informações;
     
  • servidor web: computador contendo softwares que recebem os pedidos feitos pelos computadores dos usuários, para depois “servir” (enviar) as informações solicitadas, por meio do protocolo HTTP. Os servidores web armazenam as páginas web;
     
  • linguagem HTML (HyperText Markup Language, Linguagem de Marcação de HiperTexto): utilizada para desenvolver os documentos em hipertexto de forma estruturada, padronizada e organizada;
     
  • navegador web: software utilizado pelos usuários para visualizar os documentos contidos na Web;
     
  • páginas web: documentos em hipertexto que podem conter texto, imagens e outros elementos multímidia, produzidos com a linguagem HTML8, que contém informações que podem ser acessadas por qualquer um que possua acesso a Internet e um navegador web. As páginas web são armazenadas em um servidor web, e nada mais são que arquivos gravados no disco rígido do servidor.
Uma réplica da primeira página web criada (e suas sub-páginas) pode ser encontrada no endereço http://www.w3.org/History/19921103-hypertext/hypertext/WWW/TheProject.html.

Basicamente, o usuário – por meio de seu computador com acesso a Internet e um navegador web – seleciona o servidor web que quer acessar, digitando seu endereço virtual ou por meio de um hiperlink em outra página web. O servidor recebe o pedido e envia ao usuário as informações solicitadas. E como funciona o endereçamento na Web?



Figura 1.3 - Acesso a uma página por meio de um servidor utilizando navegador na Web 

Cada computador conectado a uma rede recebe um endereço específico, cujo padrão é definido pelo protocolo IP (conforme vimos no item 1.3.2), e na Internet não haveria de ser diferente. Vale notar que em uma rede local de computadores, mesmo sem acesso a Internet, os computadores são endereçados por meio de endereços IP para que possam comunicar-se. Veja alguns exemplos de endereços IP:


  • 192.168.0.1
  • 208.67.220.220
  • 189.7.86.134


Você deve estar pensando: “Ué?! Mas eu nunca digitei um endereço assim antes para acessar uma página web...”. Não, você não está enganado, nós comumente utilizamos “apelidos” para esses nomes tão difíceis de memorizar. A esses “apelidos” chamamos de domínios. Alguns exemplos de domínios:
  • exemplo.com.br
  • gmail.com
  • greenpeace.org.br



7 WIKIPEDIA. World Wide Web.

8 Ou outra linguagem própria para a Web. Existem outras linguagens de marcação utilizadas para produzir páginas web, como JavaScript, CSS, XML, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário